A pergunta é frequente entre leigos: o que é automação industrial? A resposta é simples: é a aplicação de tecnologias, programas e equipamentos que, aplicados a uma máquina, determinam seu funcionamento e aumentam sua eficiência. A automação industrial é fundamental também nos processos industriais. E aqui em Porto Ferreira temos vários exemplos.
A MarGirius, que fabrica mais de 40 mil itens que compõem chaves, disjuntores e outros produtos finais, jamais teria alcançado os atuais avanços de produção não fosse a automação industrial. Da mesma forma, a Vidroporto não teria atingido o atual patamar de produção, incomparável na América Latina, se seus funcionários tivessem de fazer manualmente muitas tarefas.
Os exemplos de automação são vários e estão também na produção de pisos cerâmicos e na produção de louça de mesa. Estão na fabricação de chocolates, e até pouco tempo na fabricação do leite em pó, na antiga fábrica da Nestlé: o leite cru entrava em uma ponta e saia envazado (enlatado) no fim do processo, sem que ninguém pusesse as mãos no produto, tudo graças à automação industrial que, por meio de sensores entre outros instrumentos, tudo comanda e controla.
Objetivos – Como salienta o engenheiro elétrico Cristiano Bertulucci Silveira, o objetivo principal da automação industrial é criar mecanismos capazes de produzir o melhor produto com o menor custo. Nessa linha, outros objetivos a serem buscados são: melhorar a produtividade, aumentando o número de itens produzidos por hora, de forma a reduzir os custos de produção e
garantia da qualidade; melhorar as condições de trabalho das pessoas, eliminando os trabalhos perigosos e aumentando a segurança; realizar operações que seriam impossíveis de controlar intelectualmente ou manualmente, entre outros.
Entre os dispositivos eletroeletrônicos que garantem a automação e alta produtividade do processo industrial estão os computadores, os controladores lógicos programáveis, os microcontroladores, o Sistema Digital de Controle Distribuído (SDCD) ou o Controlador Lógico Programável (CLP). Em muitos casos, são equipamentos que substituem tarefas humanas ou realizam outras que o ser humano não tem condições de executar. São esses equipamentos que garantem a produtividade, a qualidade e a segurança de um processo industrial.
Cergon – A especialidade da Cergon Automação Industrial é exatamente prestar assistência para a manutenção desses processos em funcionamento, ou resgatá-los com a rapidez possível quando sofrem alguma avaria, ou revisá-los quando das paradas de manutenção de fábricas e usinas.
Essa é apenas uma síntese sobre Automação Industrial, setor em que a Cergon vem pontificando há mais de duas décadas, com a retaguarda técnica, produtos e tecnologia da WEG Equipamentos Elétricos, empresa brasileira com atuação internacional (veja detalhes em Quem somos). Para quem quer saber mais sobre automação insdustrial, click aqui e veja o moderno exemplo na fabricação de placas (ou módulos) de energia solar fotovoltaica, outro segmento em que a Cergon atua com vários "cases" de sucesso.